26 de jan. de 2007

7. O Poder e os Familiares

Mais espinhosos que os adversários e mais mobilizadores que os inimigos são os familiares de quem exerce a vontade de mando. Envolvidos pela crença de que seu parente poderoso usará sua influência, tais familiares tentam pressioná-lo a que lhes consiga boas colocações ou outro tipo de vantagem.

Não cedas jamais a esse tipo de mentalidade. O ideal a fazeres é, quando da assunção ao poder, avisares aos familiares que não abrirás concessão a quem quer que seja. Aconselho-te a te precaveres quanto às chantagens que virão, pois teus parentes não hesitarão em usar pessoas de teu afeto para te influenciarem a seu favor. Nas reuniões familiares e nas festas íntimas, não te deixes envolver por reclamações financeiras, por autocomiseração e nem por qualquer assunto que enrede para algum pedido de favor que lhes nutra alguma expectativa de atendimento de tua parte.

Finalizando: terás mais tranqüilidade se teus parentes brigarem contigo por lhes negares favores e vantagens do que por ter-lhes concedido o que pediam. De qualquer maneira, encherão tuas medidas. Portanto, é melhor que o façam longe do poder.

8 comentários:

gilrang disse...

SS. BXVI,

Neste aspecto, vejo que andei totalmente errado!!! Até para a nossa cadelinha eu arranjei um emprego no meu suntuoso palácio... Ela era encarregada de verificar a trajetória programada em minha agenda, desde o suntuoso palácio até a nossa luxuosa Estrabaria do Empenado, local onde me dedico ao antigo esporte pretão nos fins de semana. Como funcionária classe III do Cerimonial, ela saia em carro fechado para identificar possíveis grupos armados que poderiam atentar contra a minha vida. Nunca achou nada. Mas, porque corria sério risco de vida, merecia um adicional de periculosidade e de insalubridade (era obrigada a percorrer todo o trajeto em carro com condicionamento de ar), além dos extras. Mas jamais deixei que os seus vencimentos ultrapassassem o teto do Judiciário, hoje em torno de B$45 mil (quarenta e cinco mil bolas, a nossa moeda nacional).

Também para a minha fiel companheira, D.Galega, eu arranjei um emprego no setor de jardinagem do meu suntuoso palácio. Lá, ela acumula os cargos de Primeira Jardineira e de Chefe da Copeirativa da Cozinha. O salário tem ajudado nas despesas aqui de casa e, vos digo, sem ele e sem o cartão de crédito que lhe dei, jamais poderíamos receber nossos ilustres convidados.

Porém, devo confessar-vos que os demais familiares, eu os deixo afastados do Poder. Mas sempre busco posicioná-los em lugares aos quais eles me dêem acesso....
Por exemplo, o meu querido filho mais velho.... Eu arranjei uma boquinha pra ele com uma empresa de tele-tamborização (nossas comunicações são por meio de tambores e sinais de fumaça, mas já pensamos na fumaça digital para o final desse ano)... E numa estação televisiva... Ele arranja os programas para divulgar os nossos..

Vós acreditais que peco em algum ponto?

PS: Em função da grande curiosidade despertada pelo meu PCC: Programa de Celeração Conômica, vou publicá-lo em breve...

Anônimo disse...

Palavras sábias, só me resta dizer...AMÉM!!!!!!!!!!!!

Benedictus Blackwhite disse...

Ilustríssimo presidente!
Se fazes mesmo da maneira como descreves, cometes muitos pecados graves. Porém, dentre eles, o mais cabeludo é o de obrigar sua canina a ficar em ambiente com ar condicionado.

gilrang disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gilrang disse...

SS. BXVI,

Acredito que tendes razão, pois a infeliz morreu no ano passado...

Benedictus Blackwhite disse...

Vou ter que dar uma dura no pessoal do Blogger. Não excluí comentário algum. Agora vem esse sistema me acusando disso. Eles não me conhecem com raiva!...

patricia m. disse...

Sao Benedito, nao foi voce quem excluiu o comentario. Foi o proprio autor do comentario quem fez isso. Eh uma feature nova que seus funcionarios do Google criaram para nos, usuarios, se later on nos arrependemos de nossos comentarios... :-)

gilrang disse...

SS. BXVI,

Confesso ter sido o autor da exclusão do comentário acima, no qual, ante o vosso enorme Poder, num momento de fraqueza, eu declarava tudo saber, tudo ter feito, tudo ter esquematizado, de tudo ter me apropriado, inclusive da morena do tchan. Mas eu me arrependi e retirei-o antes que alguém pudesse lê-lo e usá-lo contra mim. São as regras do Poder.

Não despeçais ninguém no Google por minha causa, por favor....