19 de jan. de 2007

4. O Poder e o Dinheiro

Se pensas em enriquecer com o poder, erras o alvo. Quando te digo que o poder é para poucos, é porque é mesmo. Muitos, a maioria, faz uso do poder para conseguir muito dinheiro. É um erro. Quando te ocupas em ganhar muito dinheiro pelo uso do poder, esquecerás o exercício da vontade de mando e a substituirás pela busca da riqueza. É a tua ruína.

O poder não aceita outro foco senão ele mesmo. Portanto, dedica o melhor de ti a aperfeiçoar-te na arte de prover finalidade às ações, de modo que só de ti possa emanar aos demais tal finalidade. Eis aí a realização plena do poder. Se tens muito dinheiro, és levado a pensar que ele te dará algum poder, já que cultivaste, sem perceber, a ilusão de que poderás comprar tudo. Neste momento, terás perdido a vontade de mando, posto que te ligaste a alguém financeiramente, tornando-te dependente dele.

Queres meu conselho? Despreza a riqueza e terás a mente aberta à vontade de mando.

4 comentários:

Anônimo disse...

SS. BXVI,

Sábios ensinamentos os vossos!!! O dinheiro é, na verdade, uma armadilha para aqueles que desejam guardar o poder. Por isso, estou trocando todos os dólares, euros, rublos, rúpias, dracmas, yuans e yens que guardei por outro, prata, petróleo, cigarrilhas e charutos cubanos, linho egípcio e cartões de crédito...

Acredito que SS. deve estar um tanto insatisfeito com as minhas últimas mensagens para vós. Eu vos peço desculpas novamente, mas são ossos do meu ofício. Como alto mandatário cercado por aloprados e meninos, eu tive que partir em missão especial para tentar resolver questões de longo prazo. Os resultados, vós já deveis ter visto na atual reunião de cúpula do nosso bloco econômico-carnavalesco Pulgossul - o Mercado de Pulgas dos Países do Sul, também conhecido como MercoXona, ou ainda, Mercado Rexona (sempre cabe mais um)... Huguito Chapolin pensou que me enganaria. Porém, após a visita ao supremo mandatário dos Estados Unidos, que me recebeu com todas as honras a que faço jus, pude rebater todas as pretensões de Huguito. Ausentei-me, pois e, como havia dito a todos que estaria numa praia particular do litoral norte de São Paulo, tive que pegar um bronzeado em Malibu antes de voltar para casa, ou poderiam desconfiar. Apesar do inverno, está quente por lá... Depois de toda aquela confusão no Caribe e de tantas atividades, as quais tive que desempenhá-las incógnito, dormi na praia e cheguei aqui tostadinho. Espero que vós compreendais...

PS: Estou querendo propor, na próxima reunião de cúpula do ReXona, que os países d'África sejam os próximos a integrar o bloco. Os afro-descendentes africanos poderão muito bem nos auxiliar em algumas questões importantes a cerca de longevidade no poder. O que achais? Vossa opinião é deveras importante para que eu tome uma posição definitiva...

Anônimo disse...

Querido, como vc sabe estive fora da blogosfera, trabalhando 24/7 na construção de um movimento apartidário em prol da recuperação de valores hoje denegridos e enxovalhados pela classe política, com total complacência da população.
Estamos oficialmente no ar, já criamos o blog e arregaçamos as mangas para nos fazer ouvir.
Sua participação se torna necessária, contamos com a blogosfera e vc.
Um grande abraço e desde já obrigada.
SôniaSSRJ

Benedictus Blackwhite disse...

Riqueza, de qualquer tipo, não combina com o poder, pois passas a acreditar que podes comprar tudo. Nenhum poder pode ser comprado e só há três caminhos para ser obtido e mantido: ameaça, chantagem e sedução.

Benedictus Blackwhite disse...

Sônia, se tu estiveste trabalhando 24/7, penso ser este o primeiro valor a ser resgatado: ninguém deve trabalhar full time para nada.

Antes de aderir a este movimento, tenho umas perguntinhas básicas, que farei em breve.