2. A Conquista do Poder

O poder detesta o vácuo. Por isso, estará sempre ocupado por alguém. Não há como dois poderosos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo. Daí que é imprescindível ter em conta que o poder nunca é dado a alguém, mas conquistado. Poder recebido de presente não significa nada além de enfeite. Poder conquistado é efetividade para fazer valer a vontade sobre os outros.
Nenhum poder vem de graça. Nada é dado e tudo é conquistado. A conquista do poder não é como a do atleta, pois esta lhe confere apenas fama, dinheiro e troféus, enquanto aquela dá acesso a que se faça valer a vontade própria sobre as vontades dos demais. Isto é o poder: fazer com que os outros realizem a tua vontade, preferencialmente de modo dócil e cogitando estarem fazendo nada mais que sua obrigação. Se queres conquistar o poder, prepara-te para a luta e para a tribulação. E para a vergonha do fracasso. E também para a glória do sucesso, se o obtiveres. Esta é para poucos. Afinal, o poder precisa de muitos que a ele se submetam e de poucos para exercê-lo.
Há pelo menos três formas, não excludentes entre si, para se conquistar o poder: a ameaça, a chantagem e a sedução. Tratarei de cada uma delas no próximo post.
3 comentários:
SS. BXVI,
Concordo plenamente.... Eu recebi um cargo de grande poder, mas não gostei... Por isso, vivo viajando, viajando... quanto menos eu me envolvo com ele, melhor... Só que o pessoal não me entende e continua votando em mim.... Já não sei mais o que faço....
PS: A empregada de uma amiga sumiu e não aparece na casa dela desde sexta-feira passada... Voce saberia onde ela anda? Eu disse que ia preguntar a voce... Não vá me decepcionar!....
Eu sei onde ela está, mas não posso dizer. Foi pedido dela. Está resolvendo um problema sério e diz que volta quando terminar. Disse também que sua amiga não merecia isso, mas, se contasse a ela, a mesma não daria permissão. É o que posso lhe informar no momento.
Hahahahahahahahaha. Poder eh responsabilidade.
Postar um comentário