7 de jan. de 2007

2. A Conquista do Poder


O poder detesta o vácuo. Por isso, estará sempre ocupado por alguém. Não há como dois poderosos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo. Daí que é imprescindível ter em conta que o poder nunca é dado a alguém, mas conquistado. Poder recebido de presente não significa nada além de enfeite. Poder conquistado é efetividade para fazer valer a vontade sobre os outros.

Nenhum poder vem de graça. Nada é dado e tudo é conquistado. A conquista do poder não é como a do atleta, pois esta lhe confere apenas fama, dinheiro e troféus, enquanto aquela dá acesso a que se faça valer a vontade própria sobre as vontades dos demais. Isto é o poder: fazer com que os outros realizem a tua vontade, preferencialmente de modo dócil e cogitando estarem fazendo nada mais que sua obrigação. Se queres conquistar o poder, prepara-te para a luta e para a tribulação. E para a vergonha do fracasso. E também para a glória do sucesso, se o obtiveres. Esta é para poucos. Afinal, o poder precisa de muitos que a ele se submetam e de poucos para exercê-lo.

Há pelo menos três formas, não excludentes entre si, para se conquistar o poder: a ameaça, a chantagem e a sedução. Tratarei de cada uma delas no próximo post.

3 comentários:

Anônimo disse...

SS. BXVI,

Concordo plenamente.... Eu recebi um cargo de grande poder, mas não gostei... Por isso, vivo viajando, viajando... quanto menos eu me envolvo com ele, melhor... Só que o pessoal não me entende e continua votando em mim.... Já não sei mais o que faço....

PS: A empregada de uma amiga sumiu e não aparece na casa dela desde sexta-feira passada... Voce saberia onde ela anda? Eu disse que ia preguntar a voce... Não vá me decepcionar!....

Benedictus Blackwhite disse...

Eu sei onde ela está, mas não posso dizer. Foi pedido dela. Está resolvendo um problema sério e diz que volta quando terminar. Disse também que sua amiga não merecia isso, mas, se contasse a ela, a mesma não daria permissão. É o que posso lhe informar no momento.

Anônimo disse...

Hahahahahahahahaha. Poder eh responsabilidade.