14 de fev. de 2007

13. O Poder e suas Tentações

A pessoa que ocupa o poder deve ser mais exigente e mais vigilante consigo mesma do que as demais. Porque vivencia situações e ocasiões de tal forma tentadoras que, se ceder um pouco em sua moral, encontrará razões para entregar-se às tentações. E o que são tais tentações? São tudo aquilo que beneficia a ti como indivíduo mas arruína teu poder. São ocasiões que se apresentam em que podes satisfazer desejos pessoais teus, mas que, ao cederes a isso, estarás comprometendo seriamente o exercício de tua vontade de mando. Numa palavra: tentação é tudo aquilo que te desvia da missão primeva do poder, que é manter-se a si mesmo.

São três as tentações mais fortes que irás enfrentar: a primeira é a crença de que és perpétuo, a segunda é o desejo de vingança contra teus desafetos e a terceira é a tua própria vaidade. Para evitar cair na primeira, protege-te da ação dos bajuladores e faze um plano de ação, de modo a vislumbrares tua situação no médio e no longo prazo. Para não deixar o desejo de vingança apoderar-se de ti, o melhor é praticares o calmo pensar para não guardares rancor de quem te ofendeu ou perseguiu; mas, se não alcanças fazê-lo, meu conselho é que realizes logo a vingança para que ela não te atormente por muito tempo. Por fim, para impedires que tua vaidade cresça além da conta e se sobreponha à vontade de mando, minha recomendação é que, de tempos em tempos, troques as vestes palacianas por roupas comuns e caminhes pelas ruas sem te deixares notar. E que permanentemente cultives, com tuas próprias mãos, um jardim ou uma horta em teu quintal, onde pássaros e borboletas e toda sorte de bichinhos venham zoar.

E seja demitido todo aquele que trouxer para ti ocasião de tentação.

4 comentários:

gilrang disse...

SS. BXVI,

Outra vez nos brindais com o vosso saber!!! Como já sabeis, tenho tido muita dificuldade em ler vossas mensagens relativas ao vosso livro sobre o Poder. Mas não posso deixar de comentar. Nem que seja para vos dizer que hoje estou muito ocupado com Evito Péron Imorales, meu vizinho sem mar... Enviei para vós um convite para a recepção que lhe farei, mas, até o presente, não recebi a vossa resposta.

Qualquer dúvida, deixai um sinal no meu blog, ou no vosso...

Benedictus Blackwhite disse...

Meu caro, infelizmente não poderei aceitar teu gentil convite. A altitude dos Andes demanda que eu ingira chá de folha de coca, o que não me faz bem. Se ao menos fosse a pasta refinada...

Anônimo disse...

Oi fofo querido:
Que saudades!
O poder realmente é inebriante, mas eu o evito, porque ele corrompe e não quero ser corropida. Estou feliz com meu anonimato e a vidinha gostosa que levo.
Fofo, desejo que vc tenha um bom descanso nestes 5 dias em que o Brasil nada faz, apenas para que os outros 360 não pareçam tão desiguais.
Beijócas e Benção ao nosso Grande Líder São Benedito, a quem o poder jamais destruiu!
SôniaSSRJ

gilrang disse...

SS. BXVI,

Sinto a vossa falta e das vossas magníficas palavras. Onde andais? Acaso saistes fantasiado de Pierrot e nos deixastes sem o vosso imprescindível saber?

Aqui no meu suntuoso palácio, as coisas vão indo carnavalescamente bem. Meus últimos discursos sobre a irracionalidade humana e animal agradaram os meus aloprados e os meus eleitores. Consegui, num único discurso, envolver os sul-americanos e os brasileiros na nova cruzada para combater a AIDS e a insegurança que assola nosso rincão desde que fomos descobertos pelo navegador chinês Peh Kha Brau. Nenhum outro presidente, rei, imperador, quizar, ou seja lá que título tivesse, se preocupou tanto em garantir a felicidade do nosso povo como eu. Pois, imagineis, todos foram responsáveis pelos erros até hoje cometidos. Só eu pude identificar esses erros e apontá-los para todos nos meus discursos.

Nesse instante de tríduo momesco, estou preparando um baile na Granja. Vou sair fantasiado de turista. Não quero saber de discursos e declarações. Nos vemos depois do Carnaval. Afinal, nada aqui vai funcionar mesmo! Caiamos na folia!!! Esse ano não vai ser igual aquele que passou!!! Aquela fantasia de Dirceu ficou guardada, a minha também, ficou pendurada... Se o Carnaval tem tres dias, porque não podem ser tres os meus mandatos?????

E não esqueçais de usar camisinha!

Abraços.