5 de mar. de 2007

14. O Poder e a Imagem

Deves saber que a imagem pública de qualquer pessoa é diferente daquela que guarda na intimidade. O que és de perto, com os próximos e com os íntimos, muito raramente coincide com o que os meios divulgam de ti. Por isso, cuida para que tua intimidade seja preservada, assim como a dos teus familiares e dos teus amigos. Não permitas que tua vida pública invada tua privacidade e vice-versa. Lembra sempre que o exercício do poder é uma atividade pública e como tal deve ser planejada e mantida.

No entanto, a grande população tem curiosidades a teu respeito quanto à tua intimidade. Por isso, de vez em quando, deves satisfazer tal sentimento. Permite que os meios divulguem imagens que mostrem teu lazer, teus fazeres caseiros, o interior de tua casa. Mas não deixes que isto aconteça mais que duas vezes ao ano, para que a aura de mistério do poder continue sendo mais importante que a identificação criada entre ti e as pessoas comuns.

Fundamental também é teres consciência de que o cargo de poder que ocupas é maior do que a tua biografia. Deves agir assim, tendo isto sempre em mente, para que tua auto-imagem seja equilibrada e tua vaidade não pese mais que tua responsabilidade de pessoa poderosa. Portanto, esta deve ser a tua imagem pública: de equilíbrio entre o peso do cargo e a força de tua vaidade. Em momentos de dúvida, opta sempre pelo peso do cargo.

As empresas de comunicação, especialmente aquelas identificadas com teus adversários, trabalharão preponderantemente para veicular uma imagem negativa a teu respeito. Deves monitorar tal veiculação, para saberes se está alcançando os resultados que teus adversários esperam. Caso estejam tendo êxito, deves agir. Mas cuidado: não utilizes a mesma receita deles, como se pudesses formular melhorias na tua imagem pelo uso de recursos de marketing e propaganda nas empresas de comunicação. Faz o seguinte: desqualifica aquelas empresas diante da opinião pública, mostrando os interesses econômicos que constroem a notícia. Mas não te ponhas demasiadamente como vítima. Desta forma, terás atacado a raiz, a causa, não o efeito.

Uma palavra final: tua imagem é forte quando é formada e consolidada por tua presença física, não por meios eletrônicos ou impressos, filtrada por pessoas ligadas ao marketing.

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